1x05 Revolta da Salada

Olá, Mundo!

Desculpe estar incomodando neste horário sonolento pós almoço, mas tenho um assunto urgente pra tratar com você. Você já deve ter sentido uma coceirinha um pouco abaixo da linha da sua cintura, o Equador, e notado umas erupções bem inflamadas que começaram há poucos dias. Os estudiosos da área costumam chamar isso de "Manifesto", a palavra não é difícil mas dá um trabalhão iniciar um. Eu sei, você sabe muito bem do que se trata, há alguns anos sente as mesmas dores e ardências nas costas.

É irritante, eu sei. Parece mais que você usou urtiga como esponja de banho. Mas não, todo este incômodo está sendo causado por um animal bem pequenino: o homo sapiens. E, sinto muito em informar, não é com qualquer Minancora que se trata. Só com um creme manipulado corretamente para cada caso: aumento de tarifas de ônibus, saúde pública precária, salários (mínimos) miseráveis etcétera etcétera etcétera. Pesquisas estão analisando quais os impactos causados pelo vinagre aos agentes do tal Manifesto.

Mas, Mundo, não estou escrevendo a você pra falar dos seus problemas dermatológicos nem tampouco sobre o que motiva o homo sapiens a se manifestar ou o que vai fazê-lo parar. Estou escrevendo para falar de mim, um homo sapiens que quanto mais se informa mais confuso fica, que se sente ingênuo a cada nova notícia, que simplesmente não consegue entender o que está acontecendo.

Segundo os astros, os nativos de Libra são indecisos e justos. Na parte da indecisão eu sou a prova viva disso. Não sei se a justiça me é uma característica tão forte quanto a outra, mas tento não tirar conclusões precipitadas sem antes ouvir os dois lados da baderna, como andam definindo os protestos recentes. E isso está me enlouquecendo.

Veja bem, Mundo, eu sei da importância de tudo o que meus compatriotas estão fazendo e apoio. Mas me confunde os neurônios existirem pessoas que não vejam nada de "útil" no que está sendo feito nas ruas. Me confunde mais ainda o fato de que um direito (o de melhoria no transporte público, por exemplo) seja reivindicado em detrimento de outro (o de ir e vir dos que não estão, ativamente, protestando).

No entanto, o que mais me confunde é: por que temos que reivindicar direitos que já estão prescritos na Constituição como sendo direitos BÁSICOS de todo cidadão? Por que é tão difícil assim seguir o regimento do País e dar saúde, moradia e transporte de qualidade a todos?

Maldito jogo de poder.

Depois de tanta confusão, eu me despeço de você, Mundo, desejando melhoras para sua urticária. E com a esperança de que num futuro não tão distante não seja preciso coçar e arder e incomodar tanto para conseguirmos direitos que já são nossos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário